terça-feira, 31 de maio de 2011

Mitos e Fatos do Jeet Kune Do


Mito: JKD é uma combinação de mais de uma dúzia de artes marciais.
Fato: Bruce Lee concebeu sua arte marcial Jeet Kune Do, do boxe,  da esgrima (competição de espadas nas olimpíadas modernas) e do Wing Chun modificados.
Muitos têm interpretado o treinamento, criando assim suas próprias expressões baseadas em livros, vídeos de treinamento, etc. Acrescentar técnicas vai contra os princípios do JKD, que visa em primeiro lugar a simplicidade.
___________________________________________________
Mito: Jeet Kune Do é meramente um “mix” de diferentes estilos de artes marciais, a “fazer suas próprias coisas”, estilo onde você adiciona especificamente suas próprias idéias e ideais para uma luta.
Fato: Quando Jerry Poteet perguntou a Bruce o que ele quis dizer com essa afirmação, Bruce lhe disse que “o praticante de Jeet Kune Do deve adicionar sua própria atitude” em formação ou uma luta. Ele se referia a sua mentalidade, a tenacidade, a intensidade, o espírito. Não muito tempo depois Bruce lhe confessou, “Jerry, é tão difícil ensinar um homem a sua própria atitude”. Na época, Jerry não compreendeu inteiramente o que Bruce lhe havia dito, achou que Bruce só queria lhe dizer: “coragem”. Mas foi muito mais profundo do que isso. Bruce era constantemente vigilante de sua própria atitude, que incluiu o estudo contínuo, de leitura e reflexão. Foi e ainda é o caminho para a auto-descoberta. É uma avaliação honesta de nossas próprias capacidades, o conhecimento da sua saúde mental, crenças psicológicas e espirituais, e como elas influenciam sua vida e sua formação. Soar como um monte de trabalho árduo? Esta auto-avaliação constante levou o jovem Mestre às alturas da realização física e pessoal que outros apenas sonham um dia chegar.
__________________________________________________
Mito: No Jeet Kune Do não existe o treino de energia, “Chi Sao” com ou sem armadilhas.
Fato: Bruce dizia que a formação da energia era necessária para a evolução e crescimento, mentalmente e fisicamente, para um artista marcial, para chegar ao ápice  que o Jeet Kune Do  pode oferecer. A formação da energia é um trampolim para a iluminação na arte do Jeet Kune Do.
Jerry Poteet sempre disse que para ele, sem o trabalho da energia, Jeet Kune Do é apenas um kickboxing. Esta área de formação deu a Bruce Lee uma grande vantagem. Bruce deixou o treino de energia em todos os seus contornos nos seus planos de aulas, e podemos ver claramente ele fazer Chi Sao com as pessoas no set de “Enter The Dragon” – Operação Dragão, bem como a famosa seqüência de trapping com Bob Wall. Finalmente, grande parte da estrutura filosófica do Jeet Kune Do deriva da filosofia taoísta, que é a pedra angular do Wing Chun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário